domingo, 20 de fevereiro de 2022

REFLEXÕES DE UMA JOVEM QUE CAMINHAVA PARA O MENOS


 



Talvez tenha morrido cedo demais e não tenha me dado conta.

Fui amargando, criticando, julgando e consequentemente ficando isolada.

Porém, com o tempo, percebi que estava com dificuldade de me fazer entender, qualquer coisa que eu dizia terminava por se transformar em polêmica no grupo de WhatsApp da família ou amigos.

Conclui que o mais sensato era silenciar e pasmem! Eu não sabia silenciar, as palavras pareciam ter vida própria e antes que as dominassem, elas eram ditas! 

Como a psicóloga insistia em lembrar que não havia a opção desistir, fui instruída a fazer encontros para silenciar e... Quanto mais silenciava mais ouvia o diferente e a mim mesma! Claro que inicialmente foi bem difícil e ainda é!

 

Mas fui aprendendo a respirar e ouvir o que era dito mais de uma vez, depois refletir sobre o que era dito e a minha interpretação do que ouvia, e sim fui ficando lenta para responder e consequentemente descobrindo em mim, uma pessoa que nem em meus sonhos mais tumultuados imaginei existir.

Depois de aprender a silenciar, entrei na fase da culpa.

Me torturei e morri de remorso: Como tive coragem de dizer tantas “verdades”? Como fui desrespeitosa com o momento do outro! Como me descobri indiferente ao diferente!

Todavia, saí da culpa, cansei de ter dó de mim e coloquei como lema algo que li no Instagram: “falhei, está falhado e não se falha mais nisso!”

Não é verdade que não tenho falhado no mesmo, mas… diminui bastante…

E com o passar do tempo vou ressuscitando, deixando que cada um siga seu caminho como pode e sabe, e vou seguindo o meu, cada vez mais leve com o que aprendo diariamente com o que escuto fora e dentro de mim.

 

 

Possível making of do processo:

 

Terapia, constelação familiar, livros, filmes, e grupos.

 

Visite nosso site:eporfalaremevoluir.com

 

Sandra Cristina L. Miranda

(82) 99622.4125

@sandra_c_l_miranda

  

 

 




segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

ATITUDES

 


Faz parte do senso comum que para haver mudanças de vida é necessário mudanças de atitudes.

Se alguém quer se sentir bem consigo, avalia onde não se sente bem, o que quer transformar, o que quer implementar, quais mudanças realmente precisam ser realizadas para que possa  renová-las posteriormente. 

Na prática  nem sempre é tão fácil perceber que se precisa fazer mudanças, onde e como fazê-las! 

A correria do dia a dia de certa forma vai deixando a visão turva, são tantas responsabilidades que automaticamente se observa o que está a vista, porém, transformações falam de ir além da superfície, de não se satisfazer com o óbvio.

Pergunte-se: Que atitudes minhas provocam consequências indesejáveis e como transformá-las?

Liste o máximo de atitudes que puder, 

se tiver coragem converse com amigos e depois de refletir no que listou e ouviu, escolha apenas uma atitude a ser trabalhada. 

Deixe-a a vista para que não seja esquecida.

Você vai perceber que inicialmente vai precisar de muita atenção, mas com a prática, vai ficando mais simples, pois de tanto prestar atenção, aprendeu! E então estará pronta para escolher outra atitude a ser transformada!

Para cada pessoa o processo transformativo dura mais ou menos tempo, independente do tempo que você necessite para sentir-se melhor comece e insista, experimente formas de sentir-se melhor consigo a cada dia, pois viver é uma oportunidade que se renova e a vida plena é resultado de exercício diário!


Visite nosso site:eporfalaremevoluir.com

 

Sandra Cristina L. Miranda

(82) 99622.4125

@sandra_c_l_miranda

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

CAMINHOS DO SABER.


 Quais os caminhos que seu saber percorrem?

Do tanto que você aprende o que tem feito diferença? O que tem causado mudanças em você? E o quanto essas mudanças se espalham, fluem?

Ou será que pensa estar acumulando?

Então, o risco de não partilhar saberes é não evoluir e até esquecer.

Quando se partilha, quem ouve pode ter ideias desenvolvidas sobre o tema e ampliar, ou pode estar abrindo uma portal com o que ouviu!

Seja abrindo portais ou ampliando ideias, vivências, todos ganham!

Imagino que esse seja o real principio da vida: Ganhar quem partilha,  ganhar quem ouviu e ganhar toda a sociedade, pois quando alguém cresce verdadeiramente auxilia no desabrochar de quem estar em torno.

Um bom livro, um bom filme, um bom papo ou aprofundando em conversas terapêuticas, aprender, partilhar... além de transformar internamente, modifica externamente!

Sandra Cristina L. Miranda
(82) 99622.4125
@sandra_c_l_miranda

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

POTENCIAL HUMANO É MARAVILHOSO!


 

O potencial humano é espetacular!

Pode-se construir e destruir num piscar de olhos. 

Tanto as construções quanto as destruições podem acontecer conscientes como inconscientemente. Sabe os "5 minutos?" 

Quantas pessoas andam por aí sem saber do que são capazes? Sem saber que possuem uma força maravilhosamente encantadora e que sim o mundo pode ser transformado, se houver disposição para se começar consigo mesmo.

Quem é você? Quais seus encantos e desencantos?

Que tipo de fio está tecendo para se conhecer?

Que caminhos você tem trilhado para se sentir conectada consigo, com a vida, com a natureza?


Sandra Cristina L. Miranda
(82) 99622.4125
@sandra_c_l_miranda

Desenvolver-se(R) não tem fim!

  Desenvolver-se enquanto pessoa, querer e se empenhar para ser um pouquinho melhor a cada dia, é uma aventura sem fim! Por mais que aprenda...