”Todos os dias faço um autoexame considerando 3 aspectos: se sou ou não LEAL às pessoas que represento; se sou ou não DIGNO DE CONFIANÇA no meu relacionamento com amigos; se PRATICO ou não O QUE PREGO.”
Tseng Tzu
Qual sua prática para o autodesenvolvimento?
Você tem examinado suas atitudes?
Como avalia sua melhoria?
Tseng Tzu ensina o autoexame observando lealdade (fidelidade,sinceridade,dedicação), confiança (Coragem proveniente da convicção no próprio valor) e congruência (Relação adequada (entre uma coisa e o fim a que tende).
É uma proposta desafiadora se levarmos em conta que antes de observar nossa relação com o outro é importante atentar para nossa relação conosco.
Então podemos iniciar o autoexame assim: Sou sincera comigo mesma? Tenho realizado o que me proponho? Estou convicta de meu valor enquanto ser? Minha fala e minha ação são adequadas?
Se sim, posso com tranquilidade observar-me em relação ao outro, porém se não, preciso inicialmente verificar onde possa mudar, melhorar, pois se não estou em equilíbrio comigo é certo que não estarei ok com o outro.
Autoexaminar-se é de suma importância para quem quer evoluir!
Obs.: significado das palavras foram pesquisados em https://dicionario.priberam.org/congru%C3%AAncia. [consultado em 24-05-2022].
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário